Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2012

O TUNEL DO TEMPO


Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Tv Excelsior, Tv Tupi e Rede Globo.
Ano de Produção: de 1966 a 1967 (30 episódios).

Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television e Irwin Allen Productions.


foto





 

Mais um seriado de ficção científica que muito me encantou na adolescência. Além de divertir era também instrutivo, uma vez que os astros principais caíam em cenários históricos e envolviam-se desde o naufrágio do Titanic até a queda de Cleópatra.
Foi nesse seriado que eu tomei conhecimento do que aconteceu ao Titanic, por exemplo. Até então eu jamais sequer havia ouvido falar. E como eu não me interessava muito por História, aprendi muita coisa assistindo o seriado.
A série também provoca uma discussão sobre viagens no  tempo que perdura até hoje, revivida em muitos filmes de ficção nas décadas seguintes. A visão do seriado é que voltando no tempo jamais se pode alterar os fatos acontecidos e mesmo que façamos alguma coisa para alterá-los o que ocorre é que simplesmente vamos fazer com que aconteçam exatamente do mesmo jeito que aconteceram.
No filme "Exterminador do Futuro", ao enviar um exterminador para matar a Sarah Connor, que seria a mãe daquele que no futuro iria derrotar as máquinas, há uma reação do próprio John Connor, enviando um soldado para proteger a vida de sua mãe.
Rola um romance entre a Sarah e o soldado que veio para o nosso tempo para protegê-la do exterminador e ele a engravida. Ou seja, ele é o pai do John Connor, e se as máquinas não tivessem enviado um exterminador para matá-la o John Connor jamais existiria.
O seriado "O Túnel do Tempo" foi o primeiro a trabalhar sériamente com essa teoria, revivendo passagens da História e dessa maneira, ensinando-a aos menos esclarecidos dentre os quais eu 



me incluía na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário