Translate

domingo, 6 de maio de 2012

COMO FORAM FEITOS OS PRIMEIROS DESENHOS ANIMADOS






O movimento dos personagens ou objetos projetados na tela do cinema só é percebido por nós devido a uma característica de nossa visão. Cada fotograma projetado permanece em nossa retina ainda mais por uma fração de segundo depois de ter desaparecido da tela e encadeia-se com os fotogramas seguintes, fazendo com que uma rápida sucessão de imagens fixas nos de ilusão de um movimento real. A idéia de animação isso é, do movimento ilusório, nasceu muitos séculos antes do cinema e foi um dos seus precursores.
As primeiras experiências sobre a persistência das imagens na retina remota ao físico árabe Al-Hzen, no século XI analisou as alterações provocadas pelo movimento em um pião multicolorido. Observou-se o pião girar rapidamente e notou-se que ele mudava de formas e de cores a cada rápido movimento. E descobriu assim que a mudança ocorrida no pião era devido á visão óptica. 
No século XVII foi Newton, que retomou a base científica, a análise da persistência das imagens na retina. Fazendo assim girar rapidamente um disco de papelão pintado com todas as cores do arco-íris, então provou que elas se fundiam em nossos olhos dando a origem da soma de cores.
Então, a belga Joseph Antonie Plateau, construiu o primeiro aparelho em que desenhos davam aparência de que se movimentavam e que as cores mudavam rapidamente. Isso no século XIX tratava-se de um tambor aberto na parte de cima com desenhos colados na parte interna representando seqüências de um movimento (como faria etapas com galope de um homem a cima de um cavalo). Ao girar o tambor os desenhos se os desenhos se refletiam e sobre punham num espelho fixo colado em seu interior gerando imagens em movimentos.
Mas foi o francês Charle-Emile quem aperfeiçoou essa técnica projetando imagens numa tela. Em 1892 apresentaram em paris "pantomimas animadas" isso por meio de tambor de espelhos projetava sobre um cenário fixo uma seqüência de personagens desenhadas em varias etapas de movimento. Fazendo-se rapidamente as figuras esse inventor lhes deu ilusão de movimento. 
A partir da invenção do cinematógrafo (que projetava velozmente fotogramas sucessivos dispostos num rolo de filme), pelos irmãos Louis e Auguste Lumiere, em 1895, começaram a se produzir as peliculas cinematográficas. Antecipando técnicas que seriam também utilizadas pelos filmes de desenhos animados o francês Giorgie Méliès começou a fazer películas com trucagens: Interrompendo a filmagem de uma cena real, por exemplo: substituía uma mulher por uma pessoa fantasiada de capetinha.
No ano de 1906 Blackmon exibiu o primeiro filme animado feito inteiramente de trucagens: A Casa Mal-Assombrada, onde cadeiras e mesas se moviam sozinhas. O segredo estava em filmar o cenário deslocado os moveis a cada fotograma. Na projeção, os fotogramas encadeavam-se diante do espectador um fantasmagórico passeio de moveis pela casa. 


Nessa mesma época Blackton apresentou o primeiro desenho animado do mundo: Fases Humorísticas De Caras Engraçadas, filmando uma seqüência encadeada de desenhos cada um dando origem a um fotograma. O francês Emilie Cohl aperfeiçoou as técnicas de Blackton e adotou um processo extremamente simples: desenhar traços brancos sobre um fundo negro. Seu primeiro desenho animado Fantasmagoria foi exibido em 1908. 
Nos anos seguintes Cohl criou uma centena de pequenas obras-primas de gênero. Nos Estados Unidos os técnicos de desenhos animados foram sendo aperfeiçoados logo nas primeiras décadas do século XX, e muitos homens dedicaram-se à sua criação. Devido a isso o desenho norte-americano foi chamando a atenção do mundo por quase meio século e influenciaram muitos países. 
No final de 1914 o norte-americano Earl Hurd contribuiu para o aprimoramento total dessa técnica introduzindo o uso do cell (celulóide). Tratava-se de películas transparentes que permitiam ao artista desenhar os cenários de fundo e os personagens em folhas separadas, para depois sobrepô-las. Com a celulose poupou-se muito trabalho: um mesmo cenário de fundo passou a ser utilizado para a filmagem de vários fotogramas, pois os personagens podiam ser desenhados sozinhos em varias posições e aplicada sobre ele, assim para obter um fio que tenha um bichinho andando na floresta, a floresta é desenhada apenas uma vez e são feitos vários desenhos de bichinhos na seqüência de posições de sua caminhada, que são aplicadas sobre a mesma floresta para a mesma filmagem. 
Antes dessa invenção os desenhos eram feitos em uma cartolina branca e era preciso ficar refazendo personagens e cenários a cada mudança de posição. A partir da técnica de Earl criou-se a trucagem multiplana com a sobreposição de uma serie de folhas transparentes de celuló

Fonte: http://pt.shvoong.com/entertainment/tv/2036433-como-foram-feitos-os-primeiros/#ixzz1umEHRvMq
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário